Principais conceitos

Ativo: bens, direitos e valores a receber de uma entidade.

 

Balanço Patrimonial: Relação ordenada dos ativos, passivos e patrimônio líquido de uma empresa.

 

Bens: coisas capazes de satisfazer as necessidades humanas e possíveis de serem avaliadas economicamente.

 

Contas de Resultado: receitas e despesas, representam as variações patrimoniais, permitindo demonstrar o resultado do exercício.

 

Contas Patrimoniais: representam os elementos componentes do patrimônio, elementos ativos e passivos.

 

Demonstração de Fluxos de Caixa (DFC): relaciona o conjunto de ingressos e desembolsos financeiros em determinado período.

 

Demonstração de Lucros / Prejuízos Acumulados (DPLA): evidencia a destinação do lucro líquido apurado no fim de cada exercício social.

 

Demonstração de Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL): representa a movimentação em todas as contas do Patrimônio Líquido em determinado período.

 

Demonstração de resultado do Exercício (DRE): resumo ordenado de receitas e despesas da empresa em determinado período, evidenciando o lucro ou o prejuízo.

 

Despesas: gastos que objetivam a obtenção de receitas.

 

Direitos: valores a serem recebidos em poder de terceiros.

 

Equação Fundamental da Contabilidade: Ativo (A) = Passivo (P) + Patrimônio Líquido (PL).

 

Exercício Social: período de tempo, um ano geralmente, no qual é apurado o resultado no final.

 

Lançamento: meio pelo qual se processa a escrituração.

 

Notas Explicativas (NE): esclarecimentos que complementam as demonstrações contábeis.

 

Obrigações: dívidas ou compromissos assumidos perante terceiros, bem como, bens de terceiros que se encontra na posse da empresa.

 

Passivo: obrigações perante terceiros.

 

Passivo a Descoberto: situação líquida negativa, ativo é menor que o passivo.

 

Patrimônio Líquido: valor aplicado pelos proprietários, a principal conta do grupo é a de Capital Social.

 

Receitas: entradas provenientes de vendas ou prestação de serviços.

 

Regime de Caixa: somente entrarão no DRE as despesas pagas e as receitas recebidas.

 

Regime de Competência: o que vale é a data da ocorrência dos fatos geradores, ou seja, receita menos despesa, independente se as mesmas foram recebidas ou pagas.

 

Resultado Bruto: resultado da atividade principal da empresa.

 

Resultado Líquido: resultado final apurado.